Bichectomia

A bichectomia é um procedimento cirúrgico que realiza a remoção parcial ou total das bolsas de Bichat, as bolsas de gordura localizadas nas bochechas. O objetivo da bichectomia é tornar o rosto mais fino, realçar os contornos naturais da face e proporcionar uma aparência mais esculpida e angular.

A bichectomia costuma ser indicada para pacientes que estão buscando um visual mais angular e definido, com bochechas menos volumosas e contornos faciais mais realçados.

Durante a cirurgia, realizamos pequenas incisões dentro da boca, na região das bochechas. Em seguida, removemos as bolsas de Bichat com cuidado, ou reduzimos o seu tamanho para deixar as maçãs do rosto mais estreitas. A bichectomia é realizada sob anestesia local ou sedação leve, e costuma durar de 30 a 60 minutos.

Vale ressaltar que a bichectomia não afeta outras áreas do rosto, nem reduz as rugas ou ameniza o envelhecimento da pele. Para isso, é indicado combinar a bichectomia com outros procedimentos cirúrgicos que tenham essa finalidade.

Os cuidados após a cirurgia de bichectomia são indispensáveis para que o paciente tenha uma recuperação tranquila e uma cicatrização completa, sem complicações:

  • Descansar adequadamente nos primeiros dias
  • Seguir uma dieta líquida, sem alimentos quentes ou condimentos, mantendo-se sempre hidratado(a)
  • Tomar corretamente os medicamentos prescritos pelo médico cirurgião responsável
  • Seguir as instruções de cuidado com a higiene bucal 
  • Evitar ao máximo alimentos duros e mastigação excessiva
  • Não se expor ao sol e evitar usar maquiagem até que a cicatrização esteja completa
  • Ir às consultas de acompanhamento.
Dra. Stephanie Prata Zanco
Sempre sonhei em ser cirurgiã, e ao final da graduação, passei na especialização em um dos maiores centros de ensino do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) e lá me encantei pelo mundo da cirurgia maxilofacial.