A cirurgia de enxerto de gordura na face, também chamada de lipoenxertia, é um procedimento estético que envolve a transferência de gordura de uma parte do corpo para outras áreas do rosto. Por exemplo, usar a gordura do abdômen ou das coxas para preencher sulcos, rugas e regiões que perderam volume ao longo do tempo. Isso dá ao paciente uma aparência mais jovem e rejuvenescida.
Esse procedimento costuma ser indicado para quem deseja restaurar ou aumentar o volume facial, suavizar rugas e sulcos e melhorar a harmonia facial. Na consulta pré-operatória, buscamos estabelecer expectativas realistas, pois pode ocorrer de a gordura transferida ser reabsorvida pelo organismo ao longo do tempo, tornando necessárias sessões adicionais para atingir os resultados que o paciente busca.
Para realizar o enxerto de gordura na face, passamos por algumas etapas:
- Para começar, realizamos uma lipoaspiração suave para extrair a gordura da área doadora selecionada com o mínimo de danos.
- Em seguida, essa gordura é tratada e purificada para separar as células de gordura intactas.
- Então, essas células de gordura são injetadas nas camadas profundas e/ou superficiais do rosto através de pequenas cânulas ou seringas.
Após a realização do enxerto de gordura na face, é importante seguir os cuidados pós-operatórios:
- Descansar adequadamente nos primeiros dias.
- Utilizar os medicamentos prescritos pelo cirurgião responsável.
- Usar faixas ou malhas de compressão no rosto para auxiliar na cicatrização e reduzir o inchaço.
- Evitar exposição aos raios solares.
- Realizar o acompanhamento médico adequadamente.