Correção de cicatriz

A cirurgia de correção de cicatriz é, na verdade, uma variedade de procedimentos que visam melhorar a aparência de cicatrizes indesejadas. O método escolhido vai variar de acordo com o tipo de cicatriz e as necessidades de cada paciente. Algumas das abordagens mais frequentes são:

  • Ressecção da cicatriz antiga e sutura da nova, resultando em uma cicatriz mais fina e discreta.
  • Dermoabrasão ou laser em cicatrizes elevadas e irregulares, pois contribuem para uniformizar a superfície e melhorar a textura.
  • Enxerto de pele para cicatrizes amplas ou profundas, utilizando pedaços de pele saudável de outras áreas do corpo para melhorar a sua aparência.
  • Injeção de corticosteroides em cicatrizes hipertróficas ou queloides para reduzir seu tamanho e volume.
  • Técnicas de fechamento diferido, método em que a ferida fica aberta após a ressecção inicial, permitindo que a cicatrização aconteça de maneira controlada, resultando em uma cicatriz potencialmente melhor.

A correção de cicatriz é indicada para pacientes que se sentem insatisfeitos com a aparência de alguma cicatriz já existente, seja por razões estéticas ou funcionais. Isso inclui cicatrizes de diferentes tipos: cirurgias anteriores, acidentes, queimaduras, etc. 

Vale destacar que nem toda cicatriz pode ser eliminada por completo, todavia, na maioria das vezes é possível melhorar significativamente sua aparência.

Os resultados podem variar de acordo com o tipo de cicatriz, técnica utilizada e características particulares da pele do paciente. Por isso, é importante alinhar expectativas entre médico e paciente. Vale destacar que nem toda cicatriz pode ser eliminada por completo, todavia, na maioria das vezes é possível melhorar significativamente sua aparência.

Os cuidados pós-operatórios após a correção de cicatriz incluem:

  1. Evitar exposição solar direta na área operada e usar filtro solar conforme orientação médica.
  2. Evitar atividades e movimentos que possam tensionar e lesionar a área durante o período de cicatrização.
  3. Utilizar os medicamentos prescritos e realizar consultas de acompanhamento regularmente.
Dr. Guilherme Zanco
Sou médico, cirurgião geral e cirurgião plástico, sempre em busca de novidades e tecnologias para aprimorar ainda mais meus atendimentos.