Os traumas de face, são frequentes e suas etiologias as mais diversas, sendo acidentes motociclístico, quedas e agressões as principais causas de fraturas faciais, que podem ser simples ou bastante complexas.
O cirurgião buco-maxilo-facial é o profissional responsável pelo tratamento das fraturas em face, sendo de responsabilidade desse profissional fraturas que envolvam
- Osso frontal (fratura na região da testa);
- Ossos nasais (fraturas de nariz);
- Ossos malares ou zigomáticos (fraturas na região da maçã do rosto);
- Ossos da órbita (fraturas na região da órbita dos olhos);
- Ossos maxilares (fratura de maxila ou fratura de mandíbula);
- Rebordo alveolar e dentes (fraturas alvéolo-dentárias ou dentárias);
- Pele da face, lábios e língua, além de músculos, vasos sanguíneos e nervos da região da face e da cavidade bucal (cortes, lacerações, ferimentos perfuro-cortantes).
O cirurgião buco-maxilo-facial é o profissional mais adequado para o tratamento dessas fraturas, com a capacidade de restabelecer a função e estética de forma mais precisa possível. A maioria das fraturas faciais é tratada cirurgicamente com a utilização de pequenas placas e parafusos de titânio ou material absorvíveis (utilizados principalmente em crianças) – Fixação Interna Rígida (FIR) – no local da fratura. Atualmente devido as placas e parafusos não há mais a necessidade de o paciente fique com a boca amarrada por vários dias, salvo alguns traumas específicos, auxiliando na estabilização e diminuindo o tempo de recuperação pos-operatório.