A cirurgia ortognática tem como objetivo corrigir deformidades e desalinhamentos na estrutura facial, com foco nos relacionados aos ossos do maxilar e da mandíbula.
É um procedimento indicado principalmente para pacientes que apresentam desalinhamentos que não podem ser resolvidos apenas com aparelhos ortodônticos. Algumas dessas condições incluem:
- Mordida aberta ou mordida profunda excessiva.
- Desalinhamento significativo das mandíbulas (recuada ou protrusa).
- Assimetrias faciais graves.
- Apneia do sono relacionada a desalinhamento das vias aéreas.
Para a realização da cirurgia ortognática, geralmente envolve algumas etapas:
- Avaliação completa da estrutura facial, utilizando exames de imagem para que, com base nesses dados, a cirurgiã responsável possa criar um plano cirúrgico e ortodôntico detalhado.
- Antes da cirurgia, o paciente utilizará aparelhos ortodonticos para preparar os dentes e alinhar as arcadas dentárias para garantir que tudo se encaixe perfeitamente após a cirurgia.
- Feitas as etapas anteriores, a cirurgia é então realizada e envolve cortes precisos nos ossos da maxila e/ou mandíbula para reposicioná-los de acordo com o plano. Por fim, os ossos são fixados com placas, parafusos ou outras técnicas de fixação.
A recuperação da cirurgia ortognática é gradual e pode levar semanas a meses, dependendo do tipo de correção realizada. Alguns dos cuidados pós-operatórios incluem:
- Higienizar a região e fazer os curativos corretamente.
- Consumir alimentos líquidos e pastosos nos primeiros dias, progredindo gradualmente para os sólidos.
- Tomar os medicamentos prescritos pela profissional para reduzir a dor e prevenir infecções.
- Evitar atividades e movimentos que possam tensionar a região operada.
- Comparecer às consultas de retorno programadas com a Dra. Stephanie.